sexta-feira, junho 03, 2005

A PENEIRA (ou a propósito do 7º Festival do Clube de Criativos)

Utensílio curioso a peneira. Inventado algures nos primórdios da humanidade dita civilizada, serve ainda nos nossos sofisticados dias para separar o que interessa do que não interessa.

Metaforicamente falando, se peneirassemos os nossos próprios processos sinápticos, ficariam contidos na peneira os raciocínios puros, as ideias claras, as intenções objectivas e uma ou outra impureza pouco danosas no meio de tais joias do pensamento. Para lá da rede da peneira, esvairiam-se os inúteis detritos dos quais a nobre actividade cognitiva não necessita.
Ainda metaforicamente falando, sou da firme opinião que todos nós deviamos dar uma valente peneirada cerebral de cada vez que debitamos produto mental. Se o fizéssemos sempre, a nossa criatividade seria muito maior que nós. Melhor ainda, ao contemplarmos todo o processo, veriamos o material precioso a separar-se do lixo até ficar ali, suspenso na rede da peneira, brilhante e puro.

Este raciocínio, devidamente peneirado, leva-me a concluir que por vezes, aquilo que pensamos e deixamos passar dos limites físicos da caixa craniana, pode ser dramaticamente afectado pelas peneiras.
Metaforicamente falando.

João Geada

Bem-vindos ao Blog do CCP

Agora é que é! Eu que odeio pontos de exclamação acabei de usar um apenas porque aqui podemos fazer ou dizer o que quisermos acerca do clube, acerca da vida de criativo, acerca da vida em geral ou até da falta dela. Apesar da total liberdade de expressão que um blog proporciona gostávamos que o limite da boa educação não fosse ultrapassado. Há tantas coisas importantes para discutir e tanto trabalho a fazer para melhorar a qualidade da criatividade portuguesa que insultar este ou aquele não parece lá muito construtivo. E se tiver que ser que seja com inteligência e sentido de humor pelo menos.

Neste blog podem colocar as vossas ideias, as vossas imagens, pedir ajuda, discutir, falar com o clube, dar sugestões ou fazer criticas. Tentaremos mantê-lo actualizado com tópicos interessantes mas contamos com as vossas ideias (grátis como em qualquer típico new business) para o melhorar .

Esperamos pelos vossos comentários.

A Direcção do Clube De Criativos de Portugal