quinta-feira, novembro 10, 2005

Toda a verdade.

Um dos meus defeitos como publicitário é pôr-me a falar com os anúncios (sobretudo quando são interessantes). Eis o diálogo travado, a propósito dos 64 cêntimos de um quilo de Arroz Cigala Agulha, no Jumbo:
- Anúncio, não te importas de repetir a última frase dita pelo Jorge Gabriel?
- “Isto é verdade, não é só publicidade”.
- Quem é que te criou? Uma agência de publicidade?
- Claro, quem mais?
- Há quem diga que muitos anúncios são feitos pelo cliente.
- Na verdade, são todos.
- …?
- A ficha técnica tem sempre o nome da agência… e do anunciante, é um trabalho solidário.
- Ok, mas interessa-me falar do ponto de vista da “criação”.
- Sou todo audiência…
- Um publicitário é um especialista em não dizer a verdade?
- “Em não dizer toda a verdade”… talvez.
- “Isto não é só publicidade” não é o mesmo que dizer “isto não é mais uma tanga”?
- Um bocado forçado…
- Quantas vezes ouviste dizer “eu não acredito na publicidade”?
- Muitas, sou forçado a admitir.
- E achas que é preconceito ou há um fundo de razão?
- Razão nenhuma.
- Anúncio, e não achas que, contrapondo “verdade” a “publicidade”, estás a alimentar esse preconceito?
- Eu não alimento nada, o arroz a 64 cêntimos é que…
- Faltava a piadinha.
- A sério, o fenómeno não é novo. Um antepassado meu dizia a propósito de um carro: “não o fará mais bonito ou mais novo. E se aumenta o seu ascendente sobre os vizinhos é porque você vive rodeado de snobs com valores morais distorcidos.” (Wieden+Kennedy, 1992)
- Ou seja, a verdade, toda a verdade e nada mais que a verdade.
- Ajuda bastante.
- Não digo que não, mas quando te oiço dizer em tom confidente, “isto é verdade…” fazes-me lembrar aquelas pessoas que começam a su argumentação com “eu sou muito sincero…”
- Questão de estilo, “truth well told” não é para todos.
- Para todos só mesmo o tal adágio do mentiroso e do coxo.
- E com essa não me apanhas, o arroz custa mesmo 64 cêntimos, o quilo.
O diálogo ficou por aqui. Conclusão? Agora não posso, que já está aí outro anúncio a querer meter conversa.

João Navarro

3 comentários:

Anónimo disse...

MUITO BOM.....
por aqui pelos meus lados...esse anuncio já deu muito que falar.

Fica a dúvida de quem será a "criatividade/culpa" desse belo copy....

Se por ventura pertencer a algum criativo que esteve envolvido no processo... é "um tiro no pé".

Anónimo disse...

Bom texto;; Há que dinamizar mais o blog do CCP, convidem mais pessoas a participarem, não? Ponham-se a pau que há para aí um grupo de planners a prepararem-se para fazer um blog que irá fazer concorrência às ideias e criatividade da dita «classe criatica».

Entidade Virtual de Defesa do Consumidor disse...

Caros Todos,

A Entidade Virtual de Defesa do Consumidor reflectiu sobre este claim do Jumbo e formulou a opinião de que é ilícito face do Código de Conduto do ICAP.

Assim, foi apresentada uma denúncia e o JEP considerou efectivamente a publicidade em causa ilícita.

O Jumbo irá, contudo, recorrer.

Convidamos todos a aprofundar esta questão em http://consumoedor.blogspot.com

Obrigado pela atenção dispensada.