terça-feira, maio 08, 2007

Quando for grande, já não preciso ir ao CCP








Ontem, eram mais ou menos 8 horas, Fernando Vega Olmos desceu ao palco do São Jorge
para uma apresentação que voltou a colocar as conferências do CCP no seu melhor.
Durante perto de duas horas a assistência constituída maioritariamente por estudantes e
juniores – com a honrosa excepção dos presidentes e vice-presidentes de 4 grandes agências
e não mais de duas dezenas de criativos seniores – teve o prazer de conhecer a visão de um
dos maiores criativos mundiais sobre como se constrói uma marca, várias campanhas de sucesso
e se ganham muitos leões.
Quem não conhece a realidade nacional poderia ser levado a pensar que tudo isto são temas
corriqueiros em Portugal. Se pensarmos que uma grande agência terá perto de 100 profissionais,
basta pensar nas 10 primeiras do ranking e seria de esperar mais do dobro das pessoas numa
apresentação pensada para elas. Mas não.
Hoje, às 19:30h quando Guillaume Van Der Stighelen começar a sua apresentação contamos ver no
São Jorge uma plateia mais representativa do sector. Afinal, nem todos terão o prazer de ir a Cannes
assistir às conferências de criativos como estes, ou beber umas cervejas no Martinez. E passar o ano
a lamentar-se de como somos pequenos e que nada acontece já não resolverá nada.

22 comentários:

Anónimo disse...

Se as agências nos deixassem sair a horas decentes e nos desse um livre-trânsito podem crer que lá estariamos em peso.

Anónimo disse...

A crítica parece-me mais direccionada para a comunidade de directores criativos do nosso mercado. E muito honestamente o CCP tem razão. Se calhar não têm nada já a aprender com estes tipos. É deve ser isso. Ou estão demasiado ocupados no Holmes Place às 19h30.

Anónimo disse...

Também era bom que as conferências fossem à hora marcada. Tentei ir às duas, esperei mais de uma hora por elas, mas como tive sempre que sair às 20.30h, não vi nenhuma.
Sugestão: gravar as conferências e por no youtube. Ou melhor ainda, fazer um dvd e vender, rentabilizando assim a presença de tão ilustres figuras. ;-)

Anónimo disse...

Pois é a história é sempre a mesma uns queixam-se que não têm tempo, outros que não têm dinheiro, ou que o cão foi atropelado ou a vizinha ficou grávida.....desculpas!!!
Garantidamente aprendem mais numa conferência destas que um ano a ouvir o D.C. a dizer que é o maior e já fez isto e aquilo, ou a passar o ano inteiro a babar para cima de anuários.
Concordo que a critica é mais para os D.C.´s eles deveriam fazer pressão para os seus criativos irem assistir (mas se calhar alguns têm medo de deixar de ser idolatrados), quanto aos horários concordo realmente é um abuso!

Quanto ao prazer de ir a Cannes....eu estive lá e encontrei sempre mais portugueses a beber uns copos que a ver anúncios e a ouvir conferências.

Por último gostaria de dizer só para não ficar um ar tão pessimista no ar, que são escassos mas temos excelentes criativos em Portugal, excelentes D.C.´s e que conseguem aliar isso a uma postura humilde e interessante......ou como dizia ontem o Guillaume Stighelen "...the Right attitude.", é verdade que são poucos mas o país é pequeno.

Arranjem tempo, dinheiro e vontade porque vale a pena.

P.S.Obrigado aos que mesmo assim fazem um esforço por trazer pessoas destas, ano após ano.....

Anónimo disse...

se os prémios do ccp não fosse sempre a mesma pandilha a controlar, o clube era visto com melhores olhos e se calhar muito mais concorrido. onde é que já se viu, um filme como o dos "Balões" para a galp estar numa shortlist dum festival que premeia a criatividade!!! é por estas e por outras que vai pouca gente..mesmo que sejam conferencistas bons, custa dar dinheiro ao ccp.

Anónimo disse...

Fui à 1ª conferência e gostei bastante, pelo que agradeço desde já ao CCP o esforço que faz para trazer cá oradores interessantes como o Sr. Vega Holmes Place.
Mas a verdade é que o que o conferencista disse não é novidade para a maioria dos criativos (pelo menos para os que já cá andam há mais tempo). Daí que acho que o CCP deveria fazer um esforço para levar o maior nº possível de clientes a este tipo de conferências. Porque eles sim, nunca ouviram falar da maior parte das coisas que lá se dizem. E eles sim, precisam de abrir os olhos.
Porque bons conceitos e ideias não faltam nas nossas agências. Faltam é clientes que os tenham no sítio para aprovar.

Anónimo disse...

Criticar a falta de adesão de criativos nestas conferências, quando o CCP nem se digna a avisar todos os seus sócios que elas estão a decorrer?

Há muitos criativos que estão ainda a trabalhar às 19.30h e que se dedicam à concretização de conceitos, ideias e projectos e não em comprar prémios.

Por outro lado, concordo que a divulgação do Festival do CCP deve ser muito mais alargada, não só a todos os criativos, como também aos clientes. Eles sim, têm muito que aprender.

Anónimo disse...

Se os meninos do CCP se portassem como gente grande, se calhar havia mais gente nas suas conferências. Falo por mim, que sou sócio desde o início, mas já deixei de pagar as quotas e de me interessar pelo Clube. As vergonhas que se passam nas votações e os resultados que daí saem são de tal maneira escandalosas e revelam tal falta de vergonha que já não há pachorra. Depois admiram-se que haja grandes agências a boicotar o Festival... como se pode eleger os melhores trabalhos do Ano se muitos deles nem sequer foram inscritos? E não foram inscritos porquê?? A descredibilização é total e está a acabar com o Festival e com o CCP. O compadrio BBDO-Partners-Y&R já mete nojo.
Preocupem-se mais em devolver a credibilidade, o critério e o nível (em todos os aspectos) ao Festival e depois com as conferências. É que ir ouvir gajos como o Neil French ou o Vega Olmos e depois dar de caras com os trabalhos que estão expostos é um choque demasiado grande. Pelo menos para mim, que já não tenho cú pra estas merdas.

Anónimo disse...

Epá eu não quero defender ninguém mas mas o certo é que quando há eleições ninguém se chega à frente....
Claro que muita coisa a cheira mal no CCP e que existe muito compadrio, mas isso é assim em todos os festivais.

Vamos ver as conferências trazer o ADC´E e pronto não se fala mais nisso!

Anónimo disse...

Primeiro há que credibilizar este "Festival" onde o que conta não é a qualidade dos trabalhos, mas sim de que agência é que é, de quem é que se é amigo e com quem é que já se trabalhou.
Tenham vergonha.
Chega de palhaçada.
Por isso é que já há agências que não inscrevem nada no "festival" do CCP, porque sabem que não vão ganhar nada e todos os prémios vão para o eixo BBDO/Partners/Y&R.
E cada vez haverá mais agências a deixar de participar.
Senhores da Direcção do CCP, abram os olhos.
estão a destruir o "festival".

Anónimo disse...

Esqueceste a Brandia.....embora no design haja mais concorrência....melhores trabalhos e menos trabalho feito de propósito para este e outros festivais.....excepto as autopromoções(ou na língua oficial do Festival "SelfPromotion"), quase nunca existe design fantasma..... apesar de ser cada vez menos ainda aparece muito trabalho que não é representativo da publicidade apreciada nos jornais, revistas e outdoor´s deste país.

Anónimo disse...

Este berlogue é bem o espelho o amadorismo de tudo isto. Vejam bem o ritmo de postagem em pleno festival...

Anónimo disse...

ninguém vai ao festival porque este mete nojo! Qual a razão de estar na shortlist um filme como o Caixa fã? Simples: Judite Mota. Um filme como o da Euribor? Simples: Vejam o nome do presidente do juri. Um filme como o Pai da Tmn? Simples: de onde vem o dir. de arte?
Estes senhores é que ganham com isto, porque impressionam os clientes e afins. Não lhes interessa nada que a direcção mude ou credibilize o ccp, porque até a própria direcção ganha ao pertencer à máfia.
Só estamos a destruir uma coisa que podia ajudar a criatividade Portuguesa elevando os melhores e potenciando um trabalho cada vez melhor.
Reconheço que é difícil inverter esta situação. Mas quem estiver disposto a tentar, de certeza que vai ter muitos aliados. O problema é que para mudar a direcção é preciso estar inscrito para votar...e agora? Como se resolve isto?

Anónimo disse...

Desculpas, desculpas e mais desculpas.
Se for olhar a maioria dos comentários,
desfocam-se das palestras.
A questão aqui, são as palestras e não prémios.
No Brasil, existe a semana da criação. Que levam
pessoas como o Fernando e o Guilaume.
No auditório as pessoas chegam a ficar em pé, por não haver lugar.
Por tanto, meus amigos, deixem de lado a questão hora (porque é mentira, se pedir ao sei D.C. duvido que ele negue), deixem de lado a questão prémios (porque quem faz, leva), e acima de tudo, deixem de lado o mau feitio porque com isso não se aprende nada e não se faz boa propaganda.
Abraço!

Anónimo disse...

Realmente é incrivel o número de comentários anónimos... Meus amigos assim não se muda nada!
É verdade que vivemos num país vergonhoso, onde se favorece os interesses individuais dos amigos em detrimento da qualidade. Basta olhar o panorama Português em todos os aspectos. Porque haveria de ser diferente aqui?!
Sempre fomos assim e infelizmente sempre seremos assim, pelo menos enquanto não se mudar a mentalidade mesquinha e atrofiado de um povo sem cultura colectiva.

Luis Rainha disse...

O filme da CGD está na short-list? Fabuloso. Bem; pelo menos desta não se premeiam os filmes com recriações de sketches do Gato Fedorento. Remakes com direito a prémios de criatividade deve ser mesmo exclusivo português.
Mas a palestra foi bem fixe.

Anónimo disse...

Premiaram remakes?? Então deus nos acuda se a FCB fizer novas versões das Bandeiras. Está até 2020 a ganhar ouro no CCP.

Anónimo disse...

Até nos Oscars há premios para remakes : )
A verdade é que eu tenho estado bastante afastado do CCP . A razão não tem haver com prémios e jurados, shortlist, injustiças etc, mas sim com comentários invejosos e piegas. Na realidade perdi a paciência para aturar meninos, perder horas e dias da minha vida para um comunidade que tem apenas algumas pessoas interessantes e que respeito. Respeito sim e muito o esforço da direcção do CCP em fazer este festival, apesar da má lingua nacional, que essa sim não é picada é original.

Anónimo disse...

É muito curioso questionarem que a mudança da direcção só pode ser feita por quem é sócio. Quem vota para a direcção do Benfica são Sprtinguistas, por acaso? Deixem-se de tretas e colaborem com críticas construtivas, sff.

Unknown disse...

Nem tudo está bem no CCP, mas provavelmente com mais sócios, e mais participação dos mesmos, as coisas seriam diferentes.
Se não gostam como as coisas estão, façam por mudar.
Mesmo quem não quiser pagar, com certeza pode dar a sua opinião, que com certeza será ouvida por quem é responsável pelo CCP.

Anónimo disse...

Não entendo tanta indignação com a falta de isenção. Isto é um clube não é um tribunal e o conceito de um clube é esse ou pertences ao clube ou não. Era o mesmo que querer dar um dragão de ouro ao Rui Costa.
A escolha dos juris é um exemplo do que estou a falar, quem mais participa com inscriçoes é quem mais está presente nos juris.
Querem prémios juntem-se ao clube.

Anónimo disse...

O mundo das agências de publicidade é mesmo podre...